SPD apresenta ações na Câmara de Paramoti

Parlamentares elogiam iniciativas da pasta e pedem fortalecimento da parceria com o município

para1“A prevenção é a mais importante ferramenta para superarmos o avanço do consumo de drogas na sociedade. Além disso, o desenvolvimento de políticas nessa direção requer uma forte articulação intersetorial. É preciso um trabalho conjunto para a superação dos desafios da temática”.

A declaração foi feita pelo secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, durante audiência pública sobre o tema “Políticas de prevenção às drogas” realizada na manhã desta sexta-feira, 6, na Câmara de Vereadores de Paramoti. O município pertence à macrorregião cearense Sertão de Canindé.

O titular da SPD foi acompanhado pela coordenadora de Interlocução Interinstitucional da pasta, Lidiane Rebouças, o que proporcionou um importante diálogo com os parlamentares e representantes da sociedade local sobre a temática das drogas e a ampliação da parceria com o município.

O convite para a presença do secretário Will Almeida em Paramoti partiu do vereador Francisco José Lopes de Oliveira (Chico da Sucam), que saudou os visitantes. Ele defendeu a importância da prevenção às drogas e a parceria do município com a SPD a fim de serem desenvolvidos programas de prevenção para os jovens das unidades escolares.

Em sua explanação, Will Almeida fez um breve relato sobre os eixos de atuação da SPD, lembrando a determinação do governador Camilo Santana de interiorização das ações da pasta, em especial no âmbito da prevenção e acolhimento. Neste sentido, defendeu a implantação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod) de Paramoti para viabilizar o assessoramento ao governo local sobre a temática e articular ações.

Posteriormente, a coordenadora Lidiane Rebouças abordou os programas e projetos desenvolvidos pela SPD nos eixos da prevenção, acolhimento e cuidado e reinserção social. A gestora reforçou a importância da criação do Compod. Na ocasião, a secretária de Desenvolvimento Social de Paramoti, Aureni Luz, anunciou o envio à Câmara de projeto de lei, por parte da administração municipal, propondo a criação do colegiado.

Pedido

O presidente da Casa, vereadora Francisca Cláudia dos Santos; e os demais vereadores tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre os programas efetivados pela SPD, bem como sobre o acolhimento de dependentes químicos. Posteriormente, pediram o fortalecimento da parceria da pasta com o município de Paramoti.

O secretário Will Almeida fez questão de destacar a significativa presença de público, sobretudo de jovens, à audiência pública na Câmara de Paramoti. “Isso demonstra o interesse da população sobre a problemática das drogas e a percepção de que o diálogo conduz à construção de soluções”, afirmou.

para2Ainda durante a estada em Paramoti, o gestor visitou a Escola de Ensino Médio (EEM) Tomé Gomes dos Santos. Na unidade de ensino, a psicóloga da SPD, Luíza Ribeiro, proferiu palestra sobre a prevenção às drogas, esclarecendo as dúvidas mais frequentes dos estudantes. A profissional ainda percorreu as escolas municipais Paulo Sarasate, Bela Cruz e Arrudas para contato com os alunos. A unidade móvel da SPD foi utilizada como ponto de apoio.

Fernando Brito
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara
Instagram: spdceara

Related posts